A definição contemporânea de cibernética remete para o estudo científico de como pessoas, animais e máquinas controlam e comunicam informações. Psicocibernética — um termo cunhado por Maxwell Maltz —, significa, especificamente, «orientar a mente para um objetivo produtivo e útil, para alcançar o maior porto do mundo: a paz de espírito».
Maltz, eminente cirurgião plástico e celebrado autor americano, foi também o primeiro investigador a explicar como a autoimagem (termo que o próprio popularizou) exerce, por sua vez, controlo sobre a capacidade de um indivíduo para alcançar um determinado objetivo.
Relacionando os conceitos, o autor desenvolveu técnicas que qualquer leitor pode usar para manobrar a autoimagem — a visualização, o ensaio mental ou o relaxamento, por exemplo — e que têm informado e inspirado, ao longo de décadas, especialistas motivacionais, psicólogos desportivos e praticantes de autoajuda.
Os ensinamentos de psicocibernética neste livro foram revistos e aumentados, a fim de tornar a mensagem de Maltz ainda mais relevante para o leitor contemporâneo.